Como secar roupas mais rápido. Confira as dicas!

By on novembro 30, 2013

Vento ou Sol? Confira nossas dicas de como secar roupas mais rápido!

secar roupas mais rápidoSabe aquela situação em que você precisa daquela calça ou bermuda jeans, daquela blusa de frio, ou mesmo daquela sua roupa preferida, e então você vai ao varal e verifica que elas ainda estão úmidas, e longe de estarem secas e, portanto, sem condições de serem usadas? Isso acontece, normalmente, em período de tempo frio e úmido, quando a secagem de roupas fica mais difícil e demorada. Para resolver esse problema, você pode utilizar uma secadora. Mas, e se você não tiver uma?

A melhor alternativa então é usar o método convencional, estendendo suas roupas no varal, e aproveitando o vento e o sol. Aliás, o que é melhor para suas roupas secarem mais rápido, o vento ou o sol? Se você respondeu que é o vento, acertou. O vento é mais eficaz que o sol na secagem das roupas. Ele movimenta as partículas de ar, que se chocam com as moléculas de água do tecido, agilizando a sua evaporação. Já o calor do Sol, provoca um processo semelhante a esse, só que mais lentamente.

Se você colocar, por exemplo, uma roupa molhada para secar ao sol, dentro de uma caixa de vidro fechada, e, ao mesmo tempo, colocar uma outra roupa igual em um quarto escuro, com bastante ventilação, esta segunda roupa secará mais rápido. Outro fator que influencia na secagem é a umidade do ar. Nos dias de ar seco, as moléculas de água que saem do tecido se agrupam com mais facilidade na atmosfera. O tipo de tecido também modifica essa equação: roupas de fibras mais porosas, como o linho, favorecem o escoamento da água, enquanto tecidos de fibras mais densas e fechadas, como a lã, dificultam a evaporação.

SECAGEM PELO SOL
Ao estendermos a roupa molhada no varal, o calor do Sol fornece energia térmica para as moléculas de água começarem a se movimentar.
Assim, algumas moléculas se desprendem do tecido lentamente e vão para a atmosfera em forma de vapor. Quando todas as moléculas se soltarem, a roupa estará seca.

 SECAGEM PELO VENTO
A energia para a movimentação das partículas não vem do calor, mas do deslocamento do ar com o vento, que é mais rápido que o calor. Neste processo, conhecido como convecção, a massa de ar agita e “empurra” as moléculas de água para fora do tecido, secando a roupa.

 Confira agora algumas dicas para acelerar o processo de secagem de suas roupas.

  • Lavar menos roupas por vez é melhor. O ideal é escolher as peças que precisam estar limpas antes e lavá-las primeiro. Com o varal mais vazio, o ar circula mais facilmente e as roupas secam mais rapidamente.
  • Roupas dobradas demoram para secar. Por isso, coloque as roupas no varal esticadas, usando cabides em vez de pregadores, e deixe um espaço mínimo de um palmo fechado entre eles para garantir que o ar circule entre as peças; 
  • O grande segredo para evitar que as roupas fiquem com mau cheiro é garantir a ventilação no ambiente. Por isso, é importante manter a casa arejada, com as janelas abertas sempre que possível. 
  • Colocar um ventilador embaixo do varal também pode ajudar bastante. Selecione a velocidade máxima e deixe-o ligado por algumas horas, até que as peças estejam secas; 
  • Caso seja preciso forçar a secagem de alguma peça que ainda esteja úmida, a melhor forma é usar o secador de cabelo. Nunca tente secá-la com o ferro de passar, com o micro-ondas, ou colocando-a atrás da geladeira, pois, além de deixar as roupas com mau cheiro, isso poderá lhe trazer uma surpresa desagradável na conta de luz.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>