Como adestrar o seu cão. Aprenda dicas práticas e simples

Como adestrar o seu cão. Aprenda dicas práticas e simples

O velho ditado diz que é não se pode ensinar truques novos a cães velhos, mas os melhores amigos do homem sempre vai querer nos agradar, e isso inclui aprender truques e obedecer comandos. Ensinar seu cão a “rolar”, “ficar” e “deitar” é fàcil, por isso, vamos te ensinar aquilo para que você possa adestrar seu cão com truques divertidos e que você verá que são muito simples, tornando seu cachorro o maior sucesso do bairro.

1. Dê guloseimas. Os cães adoram comida e você provavelmente sabe disso. Dê deleites pequenos para reforçar o bom comportamento quando você estiver ensinando truques para um cachorro. À medida em que ele estiver aprendendo, tire aos poucos a oferta de comida, diminuindo a quantidade até que ele obedeça aos comandos sem alimentos.

2. Repita a ação várias vezes. Repetição é a chave quando você ensina truques para um cachorro. Eles precisam entender a consistência da ação que estão sendo chamados a realizar, e repetindo a ação solidificam o comportamento aprendido.
3. Trabalhe com o cão todos os dias. A formação deve ser feita com uma frequência regular para que a informação fique retida com o cão. Trabalhar com ele durante um tempo específico todos os dias você irá garantir que os truques que foram aprendidas no passado não sejam esquecidos.

4. Use um clicker. A comida é uma boa opção, mas como cães processam as informações primeiramente com o seu sentido de audição e olfato mais do que os seres humanos, usando um clicker para treina-lo você terá um ótimo resultado. O clicker é um dispositivo que soa um barulho que apenas seu cão poderá ouvir e isso o estimulará positivamente. Eles podem ser comprados em qualquer loja de animais. Para usar corretamente um clicker ao ensinar os truques para seu cachorro você deve familiarizar o cão com o som e ensina-lo a seguir-lhe como comando. Você ainda pode usar guloseimas como recompensa, mas o clicker pode ser a ferramenta principal do treinamento.

5. Use os comandos verbais e físicas. Os cães podem associar uma palavra e um movimento de mão com ações diferentes. Quando você diz que o cão deve rolar com suas palavras e gesticula o movimento com as mãos, isso irá ajudá-lo a compreender o que está sendo pedido a ele.

6. Seja paciente. Lembre-se de que você está lidando com um cachorro e que até que ele perceba o que você està esperando dele vai levar um tempo. Seja amoroso e paciente e logo seu cão estará fazendo todos os truques!

Sabendo dessas dicas fica mais fácil ensinar qualquer comando ao seu cachorro. Veja abaixo como ensinar o truque de fingir de morto ao seu cão:

1. Leve o seu cão para uma caminhada ou uma sessão de atividades bem agitadas antes de começar a ensiná-lo a fingir de morto. Isto irá cansá-lo e torná-lo pronto para deitar-se no comando.

2. Torne o aprendizado um divertido truque novo para seu cão. Sempre use o elogio e reforço positivo para encorajar o seu cão a realizar um novo truque. Use os incentivos que comentamos mais acima.

3. Treine seu cão em habilidades de obediência básica, antes de começar novos truques. Ele precisa entender o comando para sentar-se antes que possa aprender a se deitar.

4. Diga a seu cão para se sentar. Segure uma guloseima na frente de seu nariz e mova-a rapidamente para o chão ou no solo. Diga “Abaixe” quando você baixar a comida. Seu cão vai seguir o petisco com o nariz e em breve ficará deitado quando ele ouvir você dizendo o comando “Abaixe”.

5. Observe para que lado seu cão se inclina. Segure um deleite em sua mão direita em frente ao nariz do cachorro e mova-o em um círculo. Seu cão vai seguir o petisco com o nariz, fazendo com que a cabeça e a parte superior do corpo virem-se.

6. Dê o comando para “rolar” e empurre-o de costas para que você possa dar-lhe uma boa esfregada na barriga, deixando-o bem feliz. Faça-o sentir como se ele tivesse acabado de fazer a coisa mais importante do mundo.

7. Recompense-o com um petisco quando ele ficar para baixo deitado de costas. Repita este processo de 5 a 15 minutos até que o cão tenha aprendido a deitar e rolar.

8. Insira gradualmente o novo comando. Comece mudando aos poucos o movimento de sua mão que antes era de circular e começe a apontar para o seu cão, dizendo “fingir de morto.” Vá para longe de seu cão e diga novamente “fingir de morto”, apontando para ele. Eventualmente, você será capaz de dizer ao seu cão “fingir de morto” e ele irá imediatamente no rolar e deitar de costas.