Follow Us

Aprenda a eliminar odores da sua casa

Aprenda a eliminar odores da sua casa

Manter a elimine-odores casa organizada é muito bom, melhor ainda é mante-la  sempre com um cheirinho agradável, mas para as donas de casa isto nem sempre é uma tarefa fácil, já que alguns odores parecem tomar conta do ambiente, quando isso acontece o que devemos fazer?

Dicas para eliminar de vez o cheiro de comida da cozinha:

  • Coloque um pouco de vinagre em um pote e deixe em um lugar seguro na cozinha, onde ninguém possa derrubar. O vinagre ajuda a amenizar odores que são liberados durante o cozimento dos alimentos;

Peixe

Muitas pessoas gostam de peixe, mas detestam prepara-los em casa por causa do odor, para isso temos algumas dicas:

  • Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, ferva limões fatiados ou limão espremido em uma leiteira durante e após o preparo do peixe;
  • Elimine os cheiros de peixe, alho e cebola esfregando uma rodela de limão nas panelas, tábuas e em suas mãos também.
  • Ou coloque uma panelinha no fogo com 1 litro de água, junte 4 paus de canela e 10 cravos da índia. Deixe fervendo por 30 minutos e um delicioso aroma irá se espalhar pela sua casa.

 

Frituras

Para que o cheiro da fritura não fique tão forte em sua cozinha, temos algumas opções:

  • Coloque fatias finas de maçã no óleo enquanto ele esquenta e espere até elas ficarem marrons, para então retirá-las e fritar o que deseja.
  • Em  uma panela, coloque quatro xícara de água e alguns paus de canela, ou mesmo a canela em pó. Deixe fervendo enquanto você frita os alimentos, isso ajuda a eliminar o cheiro de fritura.
  • Ferva uma casca de laranja em fogo brando, ao mesmo tempo em que faz a fritura.

Com esses pequenos truques, podemos eliminar da cozinha e também de quem está cozinhando aquele odor desagradável que fica no ambiente.

Geladeira

De vez em quando a geladeira apresenta um mal cheiro, para eliminar basta colocar uma xícara com pó de café dentro da mesma, o café vai absorver o cheiro ruim, mas para não perder o efeito, devemos trocar o café a cada 3 dias.

  • Outra opção é colocar uma xícara com um pouquinho de bicarbonato de sódio porque o efeito é o mesmo.

Alho

  • O alho é excelente para temperar, mas o cheiro nas mãos muitas vezes nos incomoda, por isso, para tirar o cheiro de alho das mãos podemos usar o limão, basta esfrega-lo nas mãos e deixar por dois minutos, depois lave as mãos normalmente com detergente, só lave com cuidado para que possa retirar e não manchar as mãos com limão, outra sugestão é pegar um pezinho de salsa e esfregar nas mãos, depois lave normalmente.

Outros ambientes:

Tinta

  • No mercado já encontramos tinta sem cheiro, mas se sua casa esta sendo pintada e a tinta exala um cheiro forte, é possível amenizar colocando uma bacia cheia de águas e com rodelas de cebola.

Mofo

  • Cheiro de mofo é muito ruim, e pode até fazer mal ou causar uma reação alérgica por isso é importante deixarmos a casa sempre ventilada, mas se você perceber que ainda assim existe umidade dentro dos armários, então coloque pedaços de giz branco ou mesmo saquinhos com cal, isso vai eliminar o odor.
  • Outra dica para eliminar odores em armários, é montar um sachê com:

-1 pedaço de algodão de 15 cm de diâmetro

-Alguns pedaços de giz de quadro negro

– Pau de canela

-Casca de laranja seca

-Cravo

Coloque tudo no centro do tecido e amarre como uma trouxinha, espalhando-as pela casa. Deixe junto de lençóis e travesseiros, pois garantem um cheirinho agradável e que acalma. O cravo, a canela e a casca de laranja in natura são bactericidas, fungicidas e antimofo, e ótimos para combater as traças.

Para facilitar o nosso dia, descobrimos uma receita de “Tira odor” que serve para inúmeras situações, olha que interessante e use despreocupada, pois ela tira cheiro de tudo, limpa tecidos e perfuma, confira:

Misturinha que tira cheiro de tudo

  • Para o ambiente

-1 litro de água

-1/2 copo de vinagre de álcool

-1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

-1/4 copo de álcool

-1 colher de sopa de amaciante

Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem se usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:

1 – água
2 – álcool
3 – bicarbonato
4 – vinagre
5 – amaciante

Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas…além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.

Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essência preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.

Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.

Com esses truques conseguimos eliminar os odores desagradáveis, e então podemos usar os aromatizantes que mais gostamos para fazer de nossa casa um verdadeiro lar bem aconchegante.

Fonte: http://www.cristianecardoso.com