Aprenda como preparar e proteger o seu veículo do frio

Aprenda como preparar e proteger o seu veículo do frio

neve no sul Com a chegada do inverno e com a mudança das condições climatéricas o condutor necessita de ter um cuidado acrescido em relação à manutenção do seu automóvel. Saiba como preparar e proteger o seu veículo para a chegada do inverno e faça dele um automóvel seguro na estrada.

Com o intuito de estar o melhor preparado possível para passar um inverno sem dificuldades, é necessário fazer uma revisão exaustiva ao estado do seu veículo e das suas peças constituintes. Siga os pontos seguintes:

  1. Faça um diagnóstico pormenorizado sobre o funcionamento geral do automóvel. O condutor é, ou deve ser, o melhor amigo do seu veículo, pois ele é a pessoa que melhor conhece o funcionamento do seu carro e sabe se o mesmo está em boas ou más condições de utilização. Se verificar que o seu automóvel apresenta barulhos estranhos durante a marcha, ou se tem dificuldades de arranque, ou mesmo pouco poder de aceleração, isso significa que ele poderá não conseguir sobreviver ao próximo inverno. É fundamental detetar atempadamente todas as anomalias que o veículo apresenta e tratar delas – quanto mais cedo melhor.
  2. Encha sempre o depósito de combustível. Opte sempre por encher na sua totalidade o depósito de combustível, pois se não o fizer o risco de aparecer ferrugem e humidade no interior do tanque de combustível é maior. Se o seu automóvel não apresenta o melhor rendimento na estrada e/ou soluça, isso poderá significar que é necessário substituir o filtro do combustível.
  3. Verifique o sistema de refrigeração. O sistema de refrigeração deve ser inspecionado uma vez por ano e o anticongelante e a água devem estar nos níveis recomendados. Se pretender verificar em que estado se encontram os fluidos refrigerantes, deve ter em atenção que nunca deve remover a tampa do radiador até o motor estar completamente frio, para evitar acidentes como queimaduras graves. Todos os outros componentes do sistema de refrigeração devem ser examinados por um técnico profissional.
  4. Confira o estado das escovas dos para-brisas. Por norma, as escovas do para-brisas desgastam-se de um ano para o outro e a melhor altura de as substituir é antes da chegada do inverno. Dessa forma, terá uma melhor visibilidade de tudo o que se passa à sua volta e estará mais alerta para todas as condicionantes do trânsito e da estrada.
  5. Verifique o estado do aquecedor e do desembaciador de vidros. O aquecedor e o desembaciador de vidros devem estar em boas condições de utilização para que o condutor e os respetivos passageiros possam usufruir de uma viagem com a máxima comodidade e visibilidade.
  6. Inspecione a bateria. A bateria de um automóvel é composta por óxido de chumbo (ácido sulfúrico e água) e é cheia com eletrólitos (ácido de bateria) que permitem colocar o motor do carro em funcionamento ou ligar qualquer acessório elétrico do veículo. Para verificar se a bateria consegue aguentar o inverno, deve limpar todas as superfícies da bateria, apertar todas as conexões e vigiar a quantidade de óxido de chumbo existente.
  7. Inspecione o estado em que as luzes se encontram. O estado das luzes é de extrema importância para que, em dias mais cinzentos, o automobilista possa ver o que se passa à sua frente na estrada e também para ser visto. Dessa forma, deve analisar o estado de todas as luzes e lâmpadas e substituir aquelas que estejam queimadas.
  8. Examine o escape do seu veículo. Para fazer este teste o automóvel deve estar elevado para verificar se existe alguma fuga no escape. A confirmar-se a existência de uma fuga, deve corrigi-la imediatamente, uma vez que isso poderá significar que o catalisador não está a funcionar corretamente. Se realizar esta operação deve ter o máximo cuidado, uma vez que a inspiração dos gases de escape em grande quantidade pode ser mortal.
  9. Verifique a pressão dos pneus. É fundamental que o condutor vigie o estado dos pneus do seu automóvel. Um dos aspetos mais importantes a considerar é a pressão que eles apresentam. A pressão dos pneus quando é feita corretamente permite que o automóvel tenha uma maior aderência ao piso e, dessa forma, consegue passar a estação do inverno sem qualquer tipo de sobressalto.

Fonte: internet